quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

dorme bem

há dias em que te levantas da cama e nem sabes o que te espera, quando te deitas tens inevitavelmente aquele pensamento "hoje não me devia ter levantado." também há uns dias em que te levantas e o mundo parece estar à tua espera para te presentear.

ainda guerreias com o despertador, tens sono, estavas a ter um sonho bom com o menino da novela, quase que podias jurar que o menino estava no posto 9 a beber uma aguinha de coco contigo, até poderias dizer que lhe sentias o calor do corpo nas tuas costas. nã... era só um sonho. o mais perto do posto 9 é o Egas Moniz, e o menino deve ser o, pois, esse mesmo.

dás por ti e estás naquela sala de espera que conheces tão bem, sabes de cor o cheiro da senhora do lado, afinal as senhoras cheiram sempre ao mesmo. reconheces aquele auxiliar de acção médica, sabes que as consultas ainda não começaram porque conheces a rotina hospitalar, receias que a greve dos enfermeiros atrase tudo - que se lixe, eles merecem os 1250€ que reclamam, isso e muito mais - dás por ti embalada na música da novela e a sonhar, outra vez com o menino do posto 9, ai não, o outro, pois, esse mesmo!, passa o teu médico por ti e quase que lhe saltas para o pescoço...

DOUTOR, DOUTOOR, BOM DIA DOUTOR!

não tens expectativas, aprendeste há muito tempo que elas não são tuas amigas, aprendeste a reprimi-las bem, sabes que elas podem ser o teu pior pesadelo.

dás por ti a ouvir música, harpas, concerto de violinos. o DOUTOR tem a melhor notícia para te dar, as tuas fracturas estão cada vez melhores, vais começar a fisioterapia muscular e as massagens, vais avançar um bocadinho mais nesta corrida para onde te empurraram sem saberes correr. e queres, tens sede de vida e de mais e essa sede dá-te essa alegria imensa de saberes que todos os dias são uma dádiva de felicidade.

e olhas para a tua Mãe, companheira neste batalha silenciosa, também a tua Mãe tem aquele sorriso de vitória poderosa, e gostas. ah como gostas de saber que nesta batalha vocês levaram, e levarão, a melhor. mais um passo rumo à meta, mais uma conquista a ferro e fogo, e venham mais, não ninguém que vos convença de que o mundo não é vosso.

sais do consultório, quase que abraças o velhote que se cruza contigo, não podes, não era bem visto, mas apetece-te pular... e guinchar, e nunca na vida vais conseguir que as pessoas percebam o que sentes nesses momentos. aposto que os teus olhos brilham nos corredores escuros e doentes do hospital.

o dia continua a correr bem, passas horas à conversa com a T., ela sabe-te e conhece-te, trocam olhares cúmplices sem medos, partilham as alegrias da vida e comemoram-nas, sabem que tudo tem a sua relatividade e estupidamente nunca a percebeste melhor como a percebes agora. acabas a jantar e dás por ti o dia passou.

ganhaste. hoje voltaste a ganhar. não é só porque vais começar a fisioterapia, não é porque tens uma Mãe do caraças, não é porque abriste uma associação, não é porque essa associação vai crescendo como um filho saudável, não é porque tens uns amigos do melhor... é porque hoje sabes que a felicidade chega de mansinho, e no mais básico que a vida tem.

deitas-te à noite na cama e sabes que amanhã também vais ser feliz.

3 comentários:

  1. Ainda não te vi desde que a vida te pregou uma surpresa inesperada...e no entanto tou para aqui farta de chorar com as tuas descrições, com as tuas batalhas e principalmente porque está aqui espelhada (com colares ou sem colares) a maria que eu conheço e que adoro...És um exemplo e tenho que te ver rapidamente, sou uma vergonha de amiga! A vida é muito curta para perder pessoas como tu de vista! Beijinho grande, ligo-te a seguir à Pascoa Mary :)

    ResponderEliminar
  2. Foi uma batalha que valeu a pena lutar Mary, porque o teu sorriso é do tamanho do mundo... Alegras-me todos os dias! Obrigada por fazeres parte da minha vida... Adolo-te!

    ResponderEliminar
  3. Amanhã vais ser feliz e nós também... O Vasquinho qualquer dia já chama pela tia Maria, para juntos darem pulos de alegria e gargalhadas de felicidade...

    ResponderEliminar