terça-feira, 8 de setembro de 2009

WACT...Como tudo começou!


Tudo começou com uma vontade de ver mais de perto outra realidade....


Essa vontade já tinha "aparecido" há muito tempo, mas só em Fevereiro é que surgiu o convite! Em forma de mail simpático e apelativo a essa vontade e ao lado mais profissional, já que pedia ajuda para criar um projecto de Agricultura, conheci a WACT! Abri o mail e assim que comecei a ler senti-me entusiasmada, fui ver o que era a WACT, e logo o nome me pareceu fazer muito sentido "WACT - we are changing together"....


Será que é mesmo isto? Liguei logo à Sofia, ao Miai e à Catarina, com quem já tinha tido várias vezes a conversa de fazer voluntariado e no dia seguinte concordámos em aceitar o convite e começar a participar nas reuniões da WACT.


Reunião atrás de reunião, todas as segundas-feiras à noite na Nova de Economia, foi crescendo aquela vontade que eu tinha aqui guardada e com ela cresceu a AgroWACT, o nosso querido projecto de agricultura! Houve momentos em que eu, o Miai e a Sofia já não sabiamos muito bem para onde nos virar, porque quanto mais pesquisávamos mais descobriamos que São Tomé era "agronómicamente diferente"! Foi o primeiro grande desafio!


Foram meses de reuniões, trabalhos, fins de semana para nos conhecermos, eventos para angariar fundos....trabalhos de equipa a um ritmo rápido resumindo! O tempo avançava e eu tinha cada vez mais a certeza de que tavamos no bom caminho, gostei imenso de ver os projectos a avançar e o grupo a crescer! Só tinha pena de uma coisa....não podiamos ir todos para São Tomé!


Quando soube que era uma das pessoas que ia embarcar nesta experiência nem queria acreditar...eu? e logo dois meses? será que vou conseguir?....só me surgiam perguntas na cabeça e com elas vinha uma alegria imensa de as tar a fazer! Entendem? Foi o meu segundo grande desafio, questionar-me se era capaz, e isso deu-me alegria, porque deram-me essa oportunidade!


Agradeço todos os dias aos meus pais, irmã, família e amigos que me apoiaram nesta decisão de IR!


Tomada a decisão e aceite o convite tudo passou a voar! Só sei que quando dei por mim tava no aeroporto, com a primeira "dream team", a caminho de São Tomé....acreditem que só quando entrei na Roça Agostinho Neto e olhei à volta é que me apercebi...."Já começou?" e foi aí que tudo começou....


Nem sei bem se consigo escrever o que foram estes dois meses em São Tomé...foi tudo, foi demais! Uma experiência fantástica e uma grande lição...


Beijinhos e até já,


Paulinha

2 comentários:

  1. Minha Querida,
    em cada palavra lida um arrepio sentido!

    Lembro-me do dia em que embarcaste, sentei-me nas escadas que laterais do ginásio a beber café e a descansar da habitual gritaria da Repsol... foi a meio da tarde, tentei ligar-te e não atendeste. Enviei-te uma mensagem que dizia o que ainda hoje senti quando te li: és a pessoa mais capaz para embarcares numa missão destas, tens uma coração ÁRVORE DE NATAL DE CENTRO COMERCIAL e isso faz de ti um anjo na terra.

    Obrigada. Obrigada por te teres dado àquelas pessoas, por teres tido a coragem que eu nunca tive e por me provares que é possível ir mesmo quando se tem receio. Obrigada por estares aqui, bem perto do meu coração.

    Beijinhos meu anjo

    ResponderEliminar
  2. EhEh! Abemus Paulinha!!
    Lá foste e lá vieste! Grande senhora!
    Voltaste um pouco encardida, mas com um grande feito nos braços!
    Bj

    ResponderEliminar