quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PORTUGAL NO CORAÇÃO

14.30hrs de 12 de Outubro de 2010 e eu estou no carro à porta dos estúdios da RTP1.
Ainda calma, com um friozinho na barriga controlado q.b., sei que vai correr tudo bem.

Tenho medo de me escangalhar a chorar e não conseguir dizer nem uma palavra, disso é o que tenho mais medo, sem dúvida. Temo pelas minhas convidadas, elas estão nervosas, a Inês se pudesse tinha fugido pela porta dos fundos. Agora que penso nisso, eu também podia ter-me escapulido e ninguém dava por nada!

Sou maquilhada e penteada como uma star, gosto! Olho-me ao espelho e gosto do que vejo, e de repente tenho uma crise de nervoso miudinho a crescer-me nas entranhas.

Sou apresentada ao João Baião e à Tânia Ribas de Oliveira, que tenho a dizer que são fantásticos, muito simpáticos e que não podiam ter-me recebido de forma melhor. Toda a equipa é muito acessível e isso transmitiu-me a calma que eu precisava naquele momento. Olho para o relógio e faltam 23 minutos. Uffa, que só me lembro daquela voz do F.A. no TEC a avisar os minutos que faltavam para o Sonho arrancar... tremo.

Quando cheguei ao estúdio comecei a relaxar, tranquilizei-me com o pensamento que nada podia ser pior que as horas de angústia na primeira noite do hospital, e se aí me aguentei sem lágrimas e ranho também agora tenho que me aguentar. A minha Super Avó proibiu-me de chorar. Meti a pata na poça e deitei uma lagriminha gorda em directo no canal público do nosso país.

(A minha prima Francisca diz que já tive os 15 minutos de fama da minha vida, o meu irmão Manel diz que se eu ficar famosa vende os meus lenços de papel com ranho no colégio... oh família de loucos!)

O programa passa a correr e quando dou por mim já acabou, nem tempo tive de agradecer aos Bombeiros da Corporação de Colares, nem à equipa médica do S. Francisco Xavier, nem à unidade de Neurotrauma do Egas Moniz, com especial atenção ao Dr. Gonçalo e ao Nuno Morais. Aqui fica, mais uma vez, uma agradecimento do fundo do coração.

Quando liguei o telemóvel, já fora do estúdio, tinha as mensagens dos amigos, aquelas que enchem a alma por uns valentes dias e a sensação que tinha encerrado um capítulo importante. Já vi o programa duas vezes, e acho que nos próximos dias vou ver mais 20 ou 30, até me cansar de chorar quando olho para a Senhora minha Avó e relembro o que senti naquela noite.

Obrigada à produção. Obrigada às minhas convidadas!

Maria

2 comentários:

  1. Alexandre Braz (das motas)13 de outubro de 2010 às 06:17

    Maria, no entanto, acho q seria de valor publicar igualmente um link do youtube ou vimeo com esse maravilhoso video para contentamento das pessoas q a essa hora se encontravam no local de trabalho, nao?!

    beijinhos

    Alex

    ResponderEliminar